Triglie Montalbano

terça-feira17, junho, 08

A gente vive dizendo que cozinhar sozinha, pra si mesma é meio chato. Mas quando a fome encontra a vontade de ser feliz ninguém segura. E depois de um periodo comendo mal e pagando caro fui à feira. Comprei ingredientes para comer em casa a semana toda e até convidar amigos. E passando pela banca dos peixes, encontrei um peixe que eu só conhecia de literatura: a trilha, ou triglia.

triglia

São uns peixinhos avermelhados muito bonitos, que eu reconheci pelas fotos de um livro de cozinha toscana que tenho aqui. Parece que o mais comum é que sejam ligeiramente empanadas em farinha de trigo e fritas. Mas eu não me meto com fritura em casa. Quem sempre se refestela em pratos com trilhas é o Comissario Montalbano, na cidadezinha siciliana de Vigata, nos romances policiais de Andrea Camilleri. Daí que com essas referências eu tinha uma quase certeza que a triglia era um bicho absolutamente mediterrâneo. Contente que estava esqueci de perguntar ao peixeiro, mas não devem ter vindo de muito longe as trilhas que comprei aqui, porque custavam 8 reais o quilo, o que é barato, o quilo do cação na mesma feira do “alto da” zona oeste custa 14 reais, pra se ter uma idéia. Voltei com sete triglie somando meio quilo na sacola, dei uma pesquisada nas receitas toscanas e fiz o seguinte:

Quatro trilhas limpas, com cabeça e tudo. Ainda tirei uma barbatana de cima pra não me engasgar. Refoguei quatro dentes de alho bem picados, e um tomate italiano maduro cortadinho em bastante azeite de oliva. Arrumei as bichinhas nesse refogado, todas no fundo da frigideira alta, salguei e deixei rolar em fogo meio alto. Quando fui tentar virá-las descobri que já estavam se desfazendo, é bem rápido mesmo. Virei e elas desmontaram mas o cheiro estava incrível e o aspecto permanecia ótimo. Então cobri de cheiro verde picadinho e levei frigideira e tudo direto para a mesa, junto com um pratinho para deixar cabeças e espinhas. São espinhosas de modo que você acaba usando as mãos – tem que se entregar, sabendo que essa vida não é só filé… mas é bonita! Limpei a frigideira com a ajuda de duas fatias de pão italiano.

Che cuntintizza!

Desmanteladas e divinas, le Triglie Montalbano estão eleitas o melhor prato que já fiz para mim mesma em todos os tempos. Na próxima aprendo a mantê-las inteiras no cozimento.

Aqui tem algumas receitas dos pratos que aparecem nas aventuras do comissario. Alguns romances viraram uma série de TV, com roteiro do próprio Camilleri, paisagens fantásticas da Sicilia, trilha sonora de verdade e um ator incrível chamado Luca Zingaretti (o careca bonitão que aparece na foto do site). Passou aqui na TV a cabo, não sei se ainda passa. Recomendo vivamente.

Deixe um comentário